A seleção portuguesa de triatlo embarcou hoje para a África do Sul para continuar a tentar a qualificação inédita de quatro atletas para os Jogos Olímpicos Rio2016, em agosto.

João Pereira e João Silva estão bem encaminhados para estar no Rio de Janeiro, e Miguel Arraiolos e Melanie Santos ainda procuram uma vaga, tendo na África do Sul, a terceira prova do Campeonato do Mundo, mais uma hipótese de qualificação.

Com um 'sprint' de 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco de corrida, João Silva expressou confiança em repetir o pódio alcançado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, primeira etapa do Mundial, onde conquistou a medalha de bronze.

"É uma etapa com um percurso muito plano e rápido, o que me agrada muito. Penso que tenho boas condições para alcançar um bom resultado", anteviu o português automaticamente qualificado para o Rio2016 e nono no 'ranking' mundial.

Lino Barruncho, treinador de João Pereira, Melanie Santos e Miguel Arraiolos, analisou as metas dos atletas, que, mediante classificações positivas, podem chegar a uma comitiva de quatro triatletas, algo inédito no desporto português.

"O Miguel terá de enfrentar três 'provas de fogo' até ao fim do período de qualificação [15 de maio]. Para esta prova, tem de pensar, idealmente, num 'top-15'. Basta dizer que a Melanie vai partir com o dorsal número sete. Isso significa que é a sétima atleta mais cotada para esta prova. O objetivo na Cidade do Cabo é um lugar no 'top-15', o que, no início da época, era impensável", concluiu.

A qualificação olímpica tem ainda duas etapas da Taça do Mundo, em Cagliari, Itália, e Huatulco, México, e uma do Mundial, em Yokohama, Japão.