O selecionador da equipa de futebol olímpica da Argentina, Julio Olarticoechea, ‘elegeu’ o compatriota Lionel Messi como o melhor do Mundo, mas reconheceu que o português Cristiano Ronaldo está perto.

Confrontado com a ausência das grandes figuras das duas seleções, dos dois jogadores que têm monopolizado o futebol na última década, Olarticoechea nivelou-os, mas optou logo de seguida pelo ‘10’ argentino.

“Messi e Cristiano são os melhores... Messi é o melhor, mas Cristiano está perto”, disse o campeão mundial de 1986, então ao lado de aquele que muitos é o melhor jogador da história do futebol, Diego Armando Maradona.

Os dois melhores jogadores da atualidade não estão no Rio2016, mas já estiveram nos Jogos Olímpicos: Lionel Messi foi campeão olímpico em 2008 e Cristiano Ronaldo pertenceu à equipa lusa que caiu na fase de grupos em 2004.

Ao contrário da Argentina, campeã olímpica no futebol em 2004 e 2008 e ainda prata em 1928 e 1996, e do campeão europeu Portugal, o anfitrião Brasil conta com a sua maior estrela, o avançado ‘catalão’ Neymar.

“Fortalece a equipa brasileira e é muito bom para os adeptos”, disse Olarticoechea, em conferência de imprensa, no Engenhão.

Mesmo sem Lionel Messi, de um lado, e Cristiano Ronaldo, do outro, será um Portugal-Argentina “atrativo de ver”, um encontro “muito dinâmico, um grande jogo”.

“É um privilégio (o futebol começar antes da Cerimónia de Abertura). O Mundo vai estar pendente do jogo, sobretudo a Argentina, que é um país futeboleiro. É uma experiência maravilhosa estar nos Jogos Olímpicos”, disse.

O encontro entre Portugal e a Argentina, do Grupo D do torneio olímpico de futebol, realiza-se quinta-feira, pelas 18:00 locais (22:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.