A delegação portuguesa vai desfilar hoje na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio2016 com 34 atletas, entre os quais o velejador João Rodrigues, que, na sétima participação, será o porta-estandarte.

Segundo anunciou o Comité Olímpico de Portugal, estará ainda entre os atletas, no Estádio Maracanã, o ex-futebolista Pauleta, segundo melhor marcador da história de seleção ‘AA’, em representação da equipa de futebol.

Entre os presentes, o maior contingente é o do atletismo, com 11 atletas, incluindo o único campeão olímpico entre os 92 representantes lusos no Rio2016, Nélson Évora, medalha de ouro no triplo salto em Pequim2008.

Cátia Azevedo, Irina Rodrigues, João Vieira, Lorene Bazolo, Marta Onofre, Marta Pen, Patrícia Mamona, Sérgio Vieira, Susana Costa e Vera Barbosa são os outros representantes da modalidade que 'selou' os quatro ouros olímpicos de Portugal.

Por seu lado, o judo terá os seus seis representantes (Joana Ramos, Telma Monteiro, Sergiu Oleinic, Nuno Saraiva, Célio Dias e Jorge Fonseca), contra cinco da vela (João Rodrigues, Gustavo Lima, Jorge Lima, José Costa e Sara Carmo).

Pedro Martins e Telma Santos (badminton), José Carvalho (canoagem), Luciana Diniz (equestre), Filipa Martins, Ana Rente e Diogo Abreu (ginástica), Ricardo Melo Gouveia (golfe), Gastão Elias e João Sousa (ténis), Tamila Holub (natação) e João Monteiro (ténis de mesa) também estarão presentes.

Entre os atletas que competem no sábado, o tenista Gastão Elias é o único que marca presença, ao contrário dos ciclistas André Cardoso, José Mendes, Nélson Oliveira e Rui Costa, dos nadadores Alexis Santos e Victoria Kaminskaya, do atirador João Costa e de Shao Jieni, do ténis de mesa.

A Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio2016 tem início marcado para as 20:00 locais (00:00 de domingo em Lisboa), no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.