Rio2016

11-08-2016 07:05

Salomé Rocha quer o 'top 20' nos 10.000 metros

A atleta portuguesa vai estrear-se em Jogos Olímpicos.
Salomé Rocha
Foto: JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

Salomé Rocha, atleta portuguesa.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A atleta Salomé Rocha apontou esta quinta-feira a classificação entre as 20 primeiras nos 10.000 metros do Rio2016 como a sua principal meta na estreia em Jogos Olímpicos.

O objetivo é, se for possível, bater o recorde pessoal e fazer um lugar entre as 20 primeiras, mas claro que tudo vai depender de como a corrida decorrer. Depende da tática que as minhas adversárias utilizarem, só aí é que se poderá ver o andamento. Eu vim cá para dar o meu melhor, vim cá para deixar tudo na pista e estou bem preparada e vou concentrada para fazer um bom resultado”, resumiu aos jornalistas presentes na Aldeia Olímpica.

Para Salomé Rocha, o ideal seria que a prova começasse a um ritmo não muito lento, mas também não muito rápido, de modo a que pudesse aguentar e ir progredindo.

“Seria melhor do que começarem a um ritmo lento e depois atacarem, porque não tenho tanto sprint. Cada qual utiliza a sua melhor estratégia, temos de estar preparados para tudo. Conseguir entrar nas 20 primeiras era fantástico”, explicou, frisando que não pode pensar no ‘top 10’, porque são os seus primeiros Jogos Olímpicos e tem de ser realista.

A especialista dos 10.000 metros acredita que, batendo o seu recorde pessoal (32.05,82 minutos), concretizará o seu objetivo.

“Mas depende do andamento imposto das minhas adversárias. Eu não vou pegar na corrida, porque não tinha muita lógica. Vou tentar seguir o ritmo imposto por elas. Claro que se forem a ritmos muito rápidos vou fazer o meu e depois a meio da prova logo verei”, disse.

No entanto, Salomé Rocha tem noção que esperar fazer menos de 31 minutos, a marca em presumivelmente chegará o grupo da frente, está fora de questão.

Conteúdo publicado por Sportinforma