O coordenador do grupo de trabalho de desporto da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura considerou hoje que Portugal, nos últimos anos, deu um "salto" importante em infraestruturas desportivas.

No final de uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Anadia, onde decorre Campeonato da Europa de Pista Sub-23, o deputado Paulo Cavaleiro, eleito pelo distrito de Aveiro, salientou que o país tem «vindo a melhorar muito todas as condições para a prática desportiva».

«Hoje o que vemos aqui são umas instalações muito boas para algumas das modalidades. Agora, falta sempre alguma coisa, e é preciso ver o que nos falta para podermos dar o salto para estarmos ao mais alto nível», salientou o parlamentar (PSD), que se fez acompanhar dos deputados Pedro Pimpão (PSD) e Laurentino Dias (PS).

Paulo Cavaleiro explicou à agência Lusa que o grupo de trabalho de desporto da Assembleia da República pretende avaliar as condições desportivas numa altura em que «estamos no fim de um ciclo olímpico», com o objetivo de fazer um acompanhamento do trabalho desenvolvido e de preparar o futuro.

«Estamos numa fase de avaliação do que temos, para onde queremos ir e o que temos de fazer para lá chegar. Demos um salto importante nos últimos anos em infraestruturas, mas é preciso agora ver o que falta para complementar as necessidades», sublinhou.

Segundo Paulo Cavaleiro, os deputados do grupo de trabalho pretendem dar o seu contributo «para ver o que correu bem e o que pode correr melhor no futuro, no próximo ciclo olímpico, para que com os equipamentos novos que temos ou com outras soluções fazer uma avaliação para ver o que se pode melhorar».

A gestão dos centros de alto rendimento é, de acordo com o deputado social-democrata, uma das questões importantes para resolver, referindo que a secretaria de Estado do Desporto já apresentou uma proposta nesse sentido para discussão.

No velódromo nacional do Centro de Alto Rendimento de Sangalhos iniciou-se hoje o Campeonato da Europa de Pista de sub-23, que, até domingo, reúne 350 jovens ciclistas de 29 países.

Inaugurado em setembro de 2009, o Centro de Alto Rendimento de Sangalhos acolhe, além do ciclismo, as modalidades de judo, ginástica, esgrima, trampolim e desportos acrobáticos.