O futebolista suíço Michel Morganella tornou-se hoje o segundo atleta olímpico a ser dispensado da respetiva comitiva por comentários xenófobos numa rede social, depois da grega Parasveki Papachristou, impedida de participar no triplo salto em Londres2012.

O chefe de missão helvético, Gian Gilli, anunciou que Morganella vai ver retirada a acreditação antes do desafio final da Suíça na fase de grupos do torneio frente ao México, na quarta-feira.

O dirigente disse que o defesa, de 23 anos, «discriminou, insultou e violou a dignidade da equipa da Coreia do Sul, bem como do povo daquele país».

Morganella chamou «atrasados mentais» aos seus adversários, mandando-os, através do Twitter, para o «inferno», após a derrota, por 2-1, frente ao conjunto asiático.

«Vou dar cabo de vocês coreanos. Vão todos para o inferno. Ahahahahahah, atrasados mentais», escreveu o defesa lateral do Palermo, de Itália, na sua página naquela rede social.

Depois do empate 1-1 contra o Gabão, a Suíça perdeu 2-1 com a Coreia do Sul e com isso está obrigada a vencer o México para ainda ter esperanças de qualificação para os quartos de final.

Apesar dos repetidos avisos do COI quanto à intolerância face a manifestações de racismo, a semana passada registou-se a primeira “baixa”, a grega Paraskevi Papachristou.

A helénica, que deveria competir no triplo salto, mas foi afastada da comitiva pelo comité olímpico grego, escreveu «com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo Ocidental vão comer comida caseira».