A judoca Wojdan Shaherkani tornou-se hoje a primeira mulher saudita a competir nuns Jogos Olímpicos, depois de disputar um combate com a porto-riquenha Melissa Mojica, na categoria de +78 kg de Londres2012.

Shaherkani, que juntamente com Sarah Attar (800 metros), é a primeira mulher a integrar a comitiva da Arábia Saudita a uns Jogos Olímpicos, esteve quase para não participar devido a uma polémica com o equipamento.

A Federação Internacional de Judo (FIJ), por razões de segurança, não permitiu que a judoca entrasse em prova com o hijab, vestimenta islâmica, o que levou a negociações entre o COI, a FIJ e a delegação saudita.

Hoje, no pavilhão ExCel, Shaherkani, de 16 anos e que começou a prática de judo há apenas dois anos, surgiu no tapete apenas com uma espécie de touca a tapar-lhe o cabelo, após um acordo no sentido de respeitar a cultura muçulmana.

Com o rendimento desportivo em segundo plano, a judoca – que é apenas cinturão azul (dois abaixo do preto) e recebeu um convite especial para competir em Londres2012 - começou por receber um forte aplauso do público presente.

No primeiro minuto (dos cinco previstos), a saudita não se atreveu a atacar, enquanto a sua adversária esperou a melhor oportunidade para atacar e na primeira vez que o fez, decorridos 1.22 minutos, alcançou imediatamente um “ippon”.

Num país onde as mulheres precisam de autorização de um homem para viajar, trabalhar, casar, divorciarem-se, e até receberem tratamento hospitalar, a participação da judoca nos Jogos Olímpicos levantou muita polémica.

O facto de competir na presença de homens nas bancadas e de vestir roupa ajustada originou algumas críticas em setores da sociedade saudita.

Em 08 de agosto será a vez da sua compatriota Sarah Attar entrar em ação, nas eliminatórias dos 800 metros.

A Arábia Saudita, Qatar e Brunei eram os únicos três países que nunca incluíram mulheres nas equipas olímpicas. Os Jogos Londres2012 entram para a história como os primeiros em que todos os países têm representação feminina.