Mário Santos, Chefe da Missão Olímpica portuguesa, esteve esta manhã na final de double scull a apoiar Pedro Fraga e Nuno Mendes e no final da prova elogiou a atitude dos dois atletas.

«Chegar aqui e fazerem o melhor resultado de sempre deles é algo de positivo. Nesta final lutaram sempre pelo melhor lugar e nunca entraram em descompressão. Quem assistiu viu que tornaram a vida muito difícil a quem lhes ganhou», disse Mário Santos, que espera que os remadores sirvam de inspiração a quem ainda não entrou em prova.

«Espero que este resultado sirva de motivação para os outros atletas. Têm de saber que quem tem nível, com motivação e no dia certo pode conseguir grandes resultados.»

O Chefe da Missão Olímpica portuguesa não quis alongar-se sobre o tema dos apoios aos atletas no próximo ciclo olímpico e lembrou que por agora todos têm condições para triunfar.

«Os atletas estão aqui para competir e ao estarem na aldeia olímpica têm condições para treinar e competir. Quando regressarmos, as entidades competentes e as pessoas responsáveis terão de tomar as suas decisões, mas neste momento não é isso que nos vai fazer ganhar ou perder.»

Quanto a um balanço provisório da prestação da comitiva portuguesa, Mário Santos assume que houve resultados aquém do esperado.

«Há coisas positivas e coisas negativas. Acho que temos é todos de estar confiantes e acreditar porque ainda há muitos atletas que vão competir e as contas fazem-se no fim. Agora, toda a minha energia vai para os que vão competir e estou focado em manter o espírito de grupo», disse o chefe da delegação lusa, que desdramatizou as deceções mais evidentes:

«Gostava que todos se conseguissem superar, mas sabemos que é impossível. Há resultados que não esperávamos mas aceito isso com normalidade, apesar da tristeza», concluiu.