Grã Bretanha, Ucrânia, Cuba e Rússia dominaram a competição de pugilismo dos Jogos Olímpicos Londres2012, conquistando oito dos 13 ouros em disputa numa modalidade que teve 20 países a subir ao pódio.
Os anfitriões dominaram com três ouros (do outro lado do mar da Irlanda, a República com o mesmo nome amealhou quatro medalhas), mas a Rússia foi quem mais pódios teve, seis no total.
Na estreia feminina em Jogos Olímpicos, a britânica Nicola Adams entrou para a história como a primeira campeã, com o outro na categoria de -51kg, derrotando a chinesa Ren Cancan, por 16-7.
A história também reservou lugar para a norte-americana Claressa Shields que, com apenas 17 anos, levou o ouro na categoria de 75 kg: tornou-se na mais jovem atleta a conquistar um título olímpico no pugilismo depois do também norte-americano John Fields nos Jogos Paris1928, quando tinha apenas 16 anos.
No confronto mais “pesado”, em +91 kg, o britânico Anthony Joshua derrotou o italiano Roberto Cammarelle num combate decidido nas vantagens: a Itália apresentou uma reclamação logo após o final de um combate em que o britânico recuperou de uma desvantagem de três pontos para levar o título olímpico.
Joshua, de 22 anos, dedica-se ao boxe há apenas quatro anos, tendo hoje juntado ao título de vice-campeão do Mundo de 2011 ao de campeão olímpico.
O chinês campeão mundial Zou Shiming foi o único a manter o título olímpico, fazendo-o na categoria de -49 kg.
Destaque ainda para os ucranianos Oleksandr Usyk (-91 kg) e Vasyl Lomachenko (-60 kg), que juntaram o título olímpico ao mundial.
A irlandesa tetracampeã mundial Katie Taylor também confirmou o favoritismo em 60 kg, enquanto o russo Egor Mekhontcev (-81 kg) atingiu o sonho olímpico depois de ter ganho os mundiais desta categoria em 2011 e o título europeu em 2010.