Os tenistas portugueses Frederico Gil, Rui Machado e Gastão Elias venceram hoje os respetivos encontros da primeira jornada da Copa Topper, em Buenos Aires, prova da categoria “challenger”, com 75.000 euros em prémios monetários.

Rui Machado justificou o estatuto de segundo cabeça de série e bateu facilmente o argentino Juan Pablo Brzezicki, por claros 6-0 e 6-3, e na próxima ronda vai defrontar o brasileiro Júlio Silva.

«Fiz um bom jogo. Tive pouco tempo para me habituar às condições deste torneio, que são bastante diferentes da semana passada, mas apesar disso estou contente com a minha prestação. Consegui explorar bem os aspetos táticos que tinha falado com o meu treinador, apesar de me sentir um pouco cansado», referiu Machado, citado pela sua assessoria de imprensa.

Frederico Gil, sexto pré-designado, afastou o “wild card” argentino Marco Trungelliti, por 6-4 e 7-5. Na próxima fase, o número dois luso volta a defrontar um tenista da casa, Agustin Velotti, modesto 359.º do “ranking” mundial, que também recebeu um convite.

«Não foi das melhores entradas em jogo, mas é normal nesta fase em que não tenho realizado muitos encontros, mas, a partir de 3-0, comecei a ficar mais sólido e mais calmo. E a chave foi essa, porque tenho-me sentido bem, a jogar bem e fiquei satisfeito com a exibição», referiu Gil.

Gastão Elias precisou de três “sets” para bater o checo Jaroslav Pospisil, por 6-3, 4-6 e 6-4, e agora vai medir forças com o brasileiro Ricardo Mello, terceiro cabeça de série.