O tenista Rui Machado, número um português e 79.º do “ranking” mundial, vai defrontar o sul-africano Kevin Anderson, 34.º da hierarquia, na primeira ronda do “Grand Slam” francês de Roland-Garros.

O único português a merecer este ano a entrada direta no quadro principal do segundo “major” do ano, Rui Machado, na quarta presença em Paris (terceira no quadro principal), vai cruzar-se com um jogador que este ano já figurou no “top-30” (28.º a 19 de março).

Com dois títulos no currículo, um deles conquistado já este ano em Delray Beach (Florida), Anderson passa pela quinta vez por Paris, a terceira no quadro principal, tendo como melhor resultado a segunda ronda de 2011.

Em torneios do “Grand Slam”, o sul-africano tem como melhores resultados a presença na terceira ronda das edições de 2010 e 2011 do Open dos Estados Unidos e de 2011 do Open da Austrália.

João Sousa, terceiro jogador português, na posição 137 do “ranking”, é, para já, o outro português com presença garantida no quadro principal, depois de ter batido hoje o belga David Goffin, número 109 do ATP, na última ronda do “qualifying.

João Sousa, 27.º mais cotado da qualificação masculina, superiorizou-se a Goffin, nono cabeça de série, em dois “sets”, pelos parciais de 6-3 e 7-6 (7-3).

Pedro Sousa, número 246 do Mundo, discute neste momento com o austríaco Andreas Haider-Maurer, 154º do “ranking”, outra das vagas no quadro principal.

O torneio de Roland-Garros arranca oficialmente no domingo e só na véspera os jogadores provenientes do “qualifying” deverão conhecer os adversários do quadro principal.

O espanhol Rafael Nadal, número dois do Mundo e na corrida ao sétimo título em Roland-Garros, estreia-se na edição de 2012 com o italiano Simone Bolleli, 111.º da hierarquia.

O líder do “ranking” do ATP, o sérvio Novak Djokovic inicia nova tentativa para conquistar o único troféu de um “Grand Slam” que lhe falta frente a outro italiano, Potito Starace, 97.º do Mundo.