Maria João Koehler ficou hoje a uma posição, e a apenas sete pontos, de igualar a número um portuguesa, Michelle de Brito, fechando esta semana o grupo das 130 melhores do Mundo do circuito feminino de ténis.

A número dois portuguesa perdeu quatro lugares relativamente à semana passada, mas acabou por beneficiar da “queda” de 13 posições de Michelle de Brito, que surge na lista de hoje no lugar 129, quando há uma semana era 116.ª.

As duas jogadoras não competem há duas semanas, mas os acertos das classificações colocaram a melhor dupla portuguesa praticamente “colada” na hierarquia, com apenas sete pontos a separá-las (537 contra 530).

O topo da hierarquia, com o calendário principal fechado, é comandado pela bielorrussa Victoria Azarenka, que fechará o ano como “rainha” do WTA, tal como o sérvio Novak Djokovic no circuito masculino.

No ATP, e nas contas portuguesas, quando faltam ainda mais duas semanas para fechar o calendário, reservado a torneios “challenger” e “futures”, João Sousa mantém-se entre os 100 melhores (99.º), enquanto Frederico Gil (137.º) e Gastão Elias (144.º) completam o grupo dos jogadores lusos no “top-150”.