Maria João Koehler ambiciona entrar no top-100 da classificação mundial WTA na próxima época, ocupando atualmente, a uma semana do fecho do calendário e sob o novo estatuto, desde 19 de novembro, de jogadora portuguesa mais cotada.

«Sinto-me orgulhosa, mas o meu objetivo no ténis nunca foi ser a número um portuguesa, mas sim conseguir o melhor ranking mundial possível. É um feito importante, porque é a primeira vez que sou a número um, mas vou continuar focada no meu objetivo de evoluir no ranking», explicou à agência Lusa a atual número 129 do Mundo.

A tenista, natural do Porto, adianta que este ano cumpriu os objetivos traçados no início da época, que passavam por ficar dentro do top-150, mas, ao mesmo tempo, lamenta não ter conseguido agarrar as oportunidades de entrar na lista das melhores 100 tenistas do mundo.

«Foi o meu melhor ano. Cumpri com os objetivos traçados no início da temporada, mas, apesar de ter cumprido, acho que tive algumas oportunidades de entrar no top-100 mais no fim do ano. Mas a ver se consigo entrar em breve, é um dos objetivos para o próximo ano: entrar no top-100», explicou.

A tenista, de 20 anos, considera que precisa de continuar a trabalhar para alcançar os objetivos a que se propõe, avançando que ainda pode evoluir.

«Tenho noção que posso evoluir bastante em vários aspetos do meu jogo, a nível físico, mental e tático. Estou motivada para trabalhar», afirmou a tenista que esta semana participa nos campeonatos nacionais absolutos de ténis.

Maria João Koehler confessa ser uma pessoa ambiciosa e, como tal, dá sempre o seu melhor em cada jogo que disputa, quer os resultados o demonstrem ou não.

«Está sempre implícito, dou sempre o meu melhor. Sou ambiciosa, tenho objetivos ambiciosos. Entrar no top 100 é um deles, espero que seja só uma etapa, que seja um percurso que me permita chegar ainda mais longe», frisou.

Maria João Koehler é desde 19 de novembro a tenista portuguesa mais bem cotada do ranking mundial, ao ocupar o 129.º posto, logo à frente de Michele Larcher de Brito, no 130.º lugar, com a liderança da classificação a cargo da bielorrussa Victoria Azarenka.