O espanhol Rafael Nadal, que no domingo venceu o Masters 1000 de Roma ao bater na final Roger Federer, subiu hoje ao quarto lugar da hierarquia do ténis mundial, que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Com o sétimo título em Roma, Nadal garantiu um lugar no “top 5” da classificação – por troca com o seu compatriota David Ferrer – e a entrada como quarto cabeça de série no torneio de Roland Garros, que começa a 26 de maio.

O suíço Stanislas Wawrinka, campeão do Portugal Open, saiu dos 10 primeiros, ocupando agora o 11.º posto, depois de sido obrigado a abandonar o Masters 1000 de Roma, nos oitavos de final, devido a um problema muscular na perna direita.

O britânico Andy Murray e o suíço Roger Federer seguem nos segundo e terceiro lugares, respetivamente, atrás do sérvio Djokovic, que lidera há 26 semanas.

Entre os portugueses, Gastão Elias – afastado na primeira ronda do torneio de Bordéus – continua a ser o número um nacional, embora tenha descido uma posição, ocupando agora o lugar 108.

Em femininos, a norte-americana Serena Williams, vencedora do torneio de Roma, reforçou o comando na hierarquia, seguida da russa Maria Sharapova, que abandonou a prova devido a problemas físicos.

A bielorrussa Victoria Azarenka, derrotada por Serena Williams na final, segue na terceira posição, à frente da polaca Agnieszka Radwanska.

Maria João Koehler continua a ser a melhor portuguesa, no 103.º lugar, enquanto Michelle de Brito desceu uma posição, surgindo esta semana no 133.º lugar.