Os títulos de campeão de Cabo Verde na modalidade de ténis foram repartidos por São Vicente e Santiago, com três conquistas cada, nas seis categorias em disputa, no campeonato que terminou na noite deste domingo, no Mindelo.

As ilhas de Santo Antão e do Sal, que também participaram no campeonato, desta vez ficaram em branco no que a conquistas de títulos de Cabo Verde diz respeito.

Assim, em São Vicente “moram”, doravante, os campeões de Cabo Verde de ténis nas categorias de seniores masculinos, sub-14 e sub-18, ao passou que Santiago reina nas classe seniores femininos, sub-12 e sub-16.

Ao longo de quatro dias, cerca de meia centena de tenistas das ilhas de São Vicente, Santo Antão, Sal e Santiago competiram em quatro campos do Clube Mindelo e do Grémio Sportivo Castilho e na final mais aguardada, em seniores masculinos, Sandro Gomes, depois de eliminar o anterior bicampeão, Samuel Lima, de Santo Antão, não deu chances, na final, ao seu colega Juary Lima, que derrotou por 6- e 6-3.

Em sub-18, cuja final foi disputada por dois tenistas de São Vicente, Leano Neves, de 15 anos, derrotou Nána pelos parciais de 5-7, 6-1 e 6-2, sendo Leano o tenista que tem no palmarés, aos 15 anos, títulos de Cabo Verde em sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18.

Curiosa foi a final em sub-14, já que disputada por dois irmãos gémeos, Gil e Gildo, cabendo a vitória a este último pelos parciais de 6-0 e 7-5.

Nas restantes categorias, os títulos foram conquistados por tenistas de Santiago, a começar por Gilson, em sub-16, que derrotou Steven, de São Vicente, por 6-1 e 6-1.

Em seniores femininos, a santiaguense Nadine, de 14 anos, venceu a sanvicentina Denira pelos parciais de 6-3 e 6-2 e, finalmente, em sub-12, Hélder, de Santiago, derrotou Anderson, de São Vicente, por 6-0 e 6-2.