O tenista francês Richard Gasquet qualificou-se pela primeira vez para as meias-finais do US Open, ao derrotar o espanhol David Ferrer, número quatro mundial, por 6-3, 6-1, 4-6, 2-6 e 6-3.

Pela segunda vez nas meias-finais de um torneio do Grand Slam, depois de Wimbledon em 2007, Gasquet, oitavo cabeça de série, é o primeiro francês a chegar a esta fase no evento de Nova Iorque desde que Cedric Pioline se intrometeu entre os quatro melhores em 1999.

Para isso, o francês teve de sobreviver a mais uma longa batalha de cinco "sets", frente a um adversário que tinha vencido oito dos seus confrontos anteriores, e ao longo de 3h23m não deu sinais de cansaço depois das 4h40m despendidas para eliminar Milos Raonic na quarta ronda, no encontro mais longo do torneio.

Nas meias-finais, Gasquet vai enfrentar outro espanhol, Rafael Nadal, número dois do mundo, que venceu o compatriota Tommy Robredo por 6-0, 6-2 e 6-2.

Dos 10 confrontos com Nadal no circuito profissional, o gaulês não tem boas recordações, perdeu-os todos. «Ganhei-lhe quando tinha 13 anos, num torneio júnior. Rafa é um bom amigo e se jogar contra ele vai ser ótimo», afirmou o francês.

No setor feminino, a italiana Flavia Pennetta, 93.ª do "ranking", atingiu pela primeira vez uma semifinal de um torneio do Grand Slam, ao bater a sua compatriota Roberta Vinci (13.ª), por 6-4 e 6-1.

Penetta aguarda pela bielorrussa Victoria Azarenka, segunda cabeça de série, que bateu a eslovaca Daniela Hantuchova por 6-2 e 6-3.

A outra meia-final opõe na sexta-feira a norte-americana Serena Williams, primeira da classificação mundial e detentora do título, à chinesa Li Na, quinta pré-designada.