Serena Williams, a número um do ténis mundial e detentora do troféu em Paris, sofreu hoje uma das derrotas mais surpreendentes da sua carreira, ao cair na segunda ronda de Roland Garros frente à jovem espanhola Garbine Muguruza.
Cotada como a grande, se não mesmo a única, favorita ao título na terra batida parisiense, a norte-americana pareceu tão chocada como o público que assistiu ao decorrer do encontro da segunda ronda e que viu a 35.ª jogadora mundial, de apenas 20 anos, vencer por duplo 6-2, em 64 minutos.
Esta foi apenas a terceira vez na sua carreira que Serena Williams foi eliminada tão cedo num torneio de Grand Slam e a primeira em que foi afastada conquistando menos de cinco jogos.
“Hoje nada funcionou para mim, absolutamente nada. Foi um dia mau. Não podemos estar bem todos os dias, mas o que detesto é que tenha acontecido num Grand Slam. Mas acontece, não é o fim do mundo”, disse a campeã de 2013, que há dois anos foi afastada na primeira ronda de Roland Garros pela francesa Virginie Razzano e que caiu na segunda ronda do Open da Austrália em 1998.
O quadro feminino está agora órfão das principais cabeças de série, já que a eliminação de Williams aconteceu um dia depois da despedida da número dois mundial, a chinesa Na Li.
Foi um dia “horribilis” para a família Williams, uma vez que também a mais velha das irmãs, Venus, perdeu com a eslovaca Anna Schmiedlova (56.ª) pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-4.
Quem sofreu, mas venceu foi Maria Sharapova, a sétima cabeça de série, que este ano ainda só sofreu uma derrota, precisamente frente a Serena, em terra batida.
A russa bateu a búlgara Tsvetana Pironkova, número 42 do ranking mundial, por 7-5 e 6-2, em uma hora e 32 minutos, pouco antes de Agnieszka Radwanska, a polaca que ocupa o terceiro posto da hierarquia WTA, avançar para a terceira ronda, com um triunfo por 6-3 e 6-4.
Outra das notas do dia vai para a norte-americana Taylor Townsend que, aos 18 anos, é a mais jovem tenista a alcançar a terceira ronda desde Anastasia Pavlyuchenkova em 2009.
A eliminação de Serena Williams eclipsou as ocorrências da quarta jornada no quadro masculino, em que correu tudo como previsto, com as vitórias fáceis de Novak Djokovic e Roger Federer.
O número dois mundial rumou à terceira ronda ao derrotar por expressivos 6-1, 6-4 e 6-2 o francês Jeremy Chardy, enquanto o quarto jogador da hierarquia ATP e recordista da vitórias em torneios do Grand Slam cumpriu o que dele era esperado com um triunfo por 6-3, 6-4 e 6-4 sobre o argentino Diego Sebastian Schwartzman, que afastou o português Gastão Elias na primeira ronda.
Na terceira ronda do Grand Slam parisiense estão também dois homens que passaram pelo Portugal Open, o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de série, que derrotou o cazaque Aleksandr Nedovyesov por 6-7 (4-7), 6-4, 7-5 e 6-3, e o canadiano Milos Raonic, oitavo tenista mundial, que afastou o checo Jiri Vesely, com os parciais de 7-6 (7-4), 6-4 e 6-1.