O tenista português João Sousa reentrou no grupo dos 50 melhores do mundo, surgindo em 49.º lugar na lista publicada hoje do circuito profissional, cuja liderança foi reforçada pelo sérvio Novak Djokovic.

O número um português ‘escalou’ seis posições na hierarquia depois de igualar a melhor prestação de sempre num torneio do ‘Grand Slam’. João Sousa chegou à terceira ronda do Open da Austrália, primeiro ‘major’ da época, ganho por Djokovic.

Se em 2013, no Open dos Estados Unidos, João Sousa tinha sido eliminado precisamente por Djokovic, agora, em Melbourne, o português perdeu na terceira ronda com o britânico Andy Murray, o finalista vencido do Open da Austrália de 2015. Graças à prestação em Melbourne, Murray reentrou no ‘top-5’ mundial, subindo dois lugares até ao quarto posto da hierarquia.

Já Djokovic venceu pela quinta vez o Open da Austrália e conquistou o oitavo título em provas do 'Grand Slam', estabelecendo um recorde de triunfos neste torneio na 'era open'.

Em femininos, foi também a líder do ‘ranking’, Serena Williams, a sagrar-se campeã do Open da Austrália, um êxito que reforçou o comando da norte-americana na classificação do WTA Tour.

Serena Williams conquistou hoje o seu 19.º título de um 'Grand Slam', o 60.º de singulares na carreira, ao vencer pela sexta vez o Open da Austrália, derrotando na final a russa Maria Sharapova, que continua na segunda posição da hierarquia.

A norte-americana ultrapassou os 18 títulos do 'Grand Slam' das suas compatriotas Chris Evert e Martina Navratilova, faltando-lhe apenas mais três para alcançar os 22 da alemã Steffi Graf, recordista da ‘era open’, e cinco para chegar aos 24 de Margaret Court, recordista absoluta.

Michelle Larcher de Brito, eliminada à primeira nos dois torneios ITF (segundo escalão) que já disputou este ano, continua a ocupar a 120.ª posição no ‘ranking’ mundial.