Ténis

06-09-2016 09:38

Open EUA: Andy Murray 'goleia' Dimitrov e Ana Konjuh elimina Radwanska

Tenista britânico procura repetir a vitória de 2012 no quarto e último ‘Grand Slam’ da temporada.
Wimbledon Championships
Foto: Lusa

Tenista britânico procura repetir a vitória de 2012 no quarto e último ‘Grand Slam’ da temporada.

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Andy Murray, número dois mundial, encerrou na segunda-feira o oitavo dia do Open dos Estados Unidos com uma ‘goleada’ sobre o búlgaro Grigor Dimitrov, 24.º da hierarquia.

Murray, que procura repetir a vitória de 2012 no quarto e último ‘Grand Slam’ da temporada, cedeu apenas cinco jogos frente ao vencedor do jogo com o português João Sousa na terceira ronda.

O britânico precisou de duas horas para se superiorizar ao búlgaro por ‘simples’ 6-1, 6-2 e 6-2, triunfo que lhe valeu uma vaga nos quartos-de-final, onde defrontará o japonês Kei Nishikori, sétimo da hierarquia e vice-campeão do US Open em 2014.

Antes, o suíço Stanislas Wawrinka tinha também passado aos quartos de final ao derrotar o ucraniano Illya Marchenko, por 6-4, 6-1, 6-7 (5-7) e 6-3.

Wawrinka, semifinalista em 2013 e 2015 e terceiro cabeça de série na presente edição, chegou aos últimos oito pela quarta vez seguida e vai defrontar o argentino Juan Martín del Potro, vencedor do torneio em 2009.

Del Potro, vice-campeão do torneio olímpico dos Jogos Rio2016, beneficiou do abandono do austríaco Dominic Thiem, ao fim de pouco mais de uma hora de encontro, devido a um problema num joelho.

No quadro feminino, a jovem croata Ana Konjuh, de apenas 18 anos, protagonizou a grande surpresa do dia, ao afastar nos oitavos de final a polaca Agnieszka Radwanska, quarta do circuito, com um duplo 6-4.

Ana Konjuh, que nunca tinha passado a terceira ronda de um torneio ‘major’ e que ocupa o 92.º lugar do ‘ranking’ mundial, vai agora cruzar-se nos quartos-de-final com a checa Karolina Pliskova, décima cabeça de série.

Este oitavo dia ficou também marcado pelo feito da norte-americana Serena Williams, que atingiu a 308.ª vitória em encontros do 'Grand Slam', tornando-se a jogadora com mais triunfos em 'majors'.

A líder do ‘ranking’ mundial, que ‘corre’ para um sétimo troféu em Nova Iorque, apurou-se para os quartos-de-final depois de vencer facilmente a cazaque Yaroslava Shvedova, número 52 do mundo, por 6-2 e 6-3.

Pela 14.ª vez nos quartos-de-final em Flushing Meadows, Williams vai defrontar agora a romena Simona Halep, quinta do 'ranking' mundial.

Conteúdo publicado por Sportinforma