A Federação Internacional de Ténis (ITF) aprovou alterações na Taça Davis e na Fed Cup, para serem aplicadas já em 2018, entre as quais se destaca a redução de cinco para três ‘sets’ nos encontros de singulares masculinos.

A direção da ITF, que está reunida em Paris, acatou as sugestões das Comissões da Taça Davis, decidindo que os encontros de singulares da Taça Davis vão ser jogados à melhor de três ‘sets’, ao contrário do que acontece atualmente.

No entanto, a entidade, que manteve o formato de eliminatórias disputadas ao longo de três dias, estabeleceu que os encontros de pares, que acontecem ao sábado, vão continuar a ser disputados em cinco parciais.

As novas regras estipulam ainda que as equipas finalistas da Taça Davis e da Fed Cup serão anfitriãs na primeira ronda do ano seguinte.

A aprovação final destas medidas acontecerá em agosto, na Assembleia Geral Anual da ITF, que terá lugar em Ho Chi Minh, no Vietname. Nesta mesma reunião também será decidida uma eventual alteração do formato do Grupo Mundial da Fed Cup.

“A Taça Davis e a Fed Cup são duas das competições mais icónicas do desporto, mas não há dúvidas de que algumas alterações podem maximizar o seu potencial. Ainda teremos de aguardar a aprovação em assembleia geral, mas estamos seguros de que as nossas associações nacionais votarão favoravelmente estas reformas para assegurar o futuro das nossas competições e da nossa modalidade”, argumentou o presidente da ITF, David Haggerty.