O português Gastão Elias foi hoje contemplado com o último “wild card” para o quadro principal masculino do Estoril Open 2012, o mais importante torneio de ténis realizado em Portugal, que arrancou hoje.

O tenista de 21 anos, 205.º classificado da hierarquia mundial, fecha assim a lista de “convidados” de João Lagos, diretor da prova, que privilegiou os jogadores nacionais na sua escolha.

Em masculinos, João Sousa foi contemplado como primeiro de três “wild cards”. Depois de passar o "qualifying", o 140.º jogador do "ranking" mundial, de 23 anos, estreou-se no quadro principal do Estoril Open em 2008 e chegou à segunda ronda, perdendo para o compatriota Frederico Gil, voltando a alcançar a mesma fase em 2011.

Pedro Sousa, o outro convite já anunciado, disputará pela sexta vez consecutiva o torneio português, embora seja apenas a terceira que entra no quadro principal (a segunda por convite).

Em 2011, o tenista que ocupa a posição 245 do “ranking” mundial entrou no quadro principal depois de passar pelas três rondas de qualificação, acabando por ser eliminado depois pelo argentino Juan Martin del Potro, que viria a sagrar-se campeão e regressa este ano para defender o título.

No quadro feminino do Estoril Open, João Lagos decidiu atribuir “wild-cards” a Maria João Kohler, Bárbara Luz e à russa Nina Bratchikova, que reside em Portugal há cerca de quatro anos.

Enquanto o convite à tricampeã nacional Maria João Kohler e a Bárbara Luz se insere na política de João Lagos em privilegiar atletas portugueses, o diretor do torneio luso justificou o “wild card” atribuído a Bratchikova pelo facto de esta ter manifestado intenção de adquirir nacionalidade lusa.

O Estoril decorre entre hoje e 6 de maio, no Complexo de Ténis do Estádio Nacional, em Oeiras.