O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), campeão em título, dominou hoje a corrida de MotoGP do Gtande Prémio do Qatar, primeira prova do Mundial de motociclismo, que teve três vencedores de Espanha e “show” de Valentino Rossi.

De regresso à Yahama, depois de uma passagem falhada pela Ducati, Rossi quase ficou pelo caminho no início da corrida, mas recuperou até à segunda posição, ficando à frente de outros dois espanhóis, o estreante Marc Marquez e Dani Pedrosa.

Marc Marquez, vencedor do Mundial de Moto2 em 2012, conseguiu levar a sua Honda ao pódio, ganhando a batalha com o seu companheiro de equipa Dani Pedrosa, vice-campeão de MotoGP na temporada transata.

Se Jorge Lorenzo venceu à vontade na classe rainha, o seu compatriota Pol Espargaro (Pons Kalex) teve bem mais dificuldades para se impor na corrida de Moto2, batendo por menos de um segundo (0,844) o britânico Scott Redding (Kalex).

Na corrida de Moto3, os quatro primeiros foram espanhóis, com Luis Salom (KTM) a impor-se a Maverick Viñales (KTM) e Alex Rins (KTM), que também acabaram no pódio.

Por seu lado, o português Miguel Oliveira (Mahindra), que partiu do quinto lugar da grelha, não conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros e acabou em sétimo, a 17,566 segundos do vencedor, sendo ultrapassado sobre a meta por Zulfahmi Khairuddin.

Com o triunfo nas três categorias, a Espanha somou o 17.º “hat-trick” no mundial de motociclismo de velocidade, uma década depois do primeiro, em França (2003), com Sete Gibernau (MotoGP), Toni Elias (250cc) e Dani Pedrosa (125cc).

A próxima prova do Mundial, o Grande Prémio das Américas, está marcada para 21 de abril, perto de Austin, no Texas (Estados Unidos).