O “rookie” Marc Marquez (Honda) parte hoje da “pole position” para o Grande Prémio de Valência, necessitando apenas de terminar entre os quatro primeiros para chegar ao título mundial de MotoGP e destronar o seu compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha).
No seu ano de estreia, Marquez, de 20 anos, pode tornar-se no mais jovem campeão da categoria rainha do motociclismo mundial e parte para a 18.ª e última corrida do ano da primeira posição, depois de ter sido o mais rápido na qualificação, ao rodar em 1.30,237 minutos.
O também espanhol Jorge Lorenzo, de 26 anos, vai partir da segunda posição da grelha de partida e é o único que pode impedir o feito de Marquez, mas para assegurar o seu terceiro cetro, depois de 2010 e 2012, terá de vencer em Valência e esperar que o “rival” termine em quinto ou abaixo, para recuperar os 13 pontos de atraso.
Marquez, que “nasceu” para o Mundial de velocidade no Grande Prémio de Portugal (a 13 de abril de 2008, no Estoril), procura repetir os títulos que conseguiu nos 125cc e no Moto2, mas não na época de estreia, mas sim na terceira (com uma Derbi, em 2010) e segunda (com uma Suter, em 2012).
Também o título de Moto3 vai ser discutido hoje entre os espanhóis Luis Salom (300), Maverick Vinãles (298) e Alex Rins (295), que ocupam os três primeiros lugares da grelha de partida, tendo Rins garantido o primeiro lugar. Nesta corrida, o português Miguel Oliveira (Mahindra) vai partir da 17.ª posição.
Em Moto2, o título já está entregue a Pol Espargaró (Kalex), mas, mesmo assim, o espanhol não abrandou e assegurou no sábado a “pole position” para a corrida de hoje.