O piloto Jorge Lorenzo (Yamaha) vai partir no primeiro lugar na corrida de domingo de MotoGP, após bater o recorde da pista de Misano na qualificação para o Grande Prémio de São Marino em motociclismo.

O espanhol, que já foi duas vezes campeão mundial de MotoGP, em 2010 e 2012, garantiu a terceira ‘poule’ da época, na segunda volta da qualificação, na qual fixou o tempo recorde da pista, com 1.32.146 minutos.

Na 13.ª prova do Mundial de Motociclismo, o também espanhol Marc Marquez (Honda) e o italiano Valentino Rossi (Yamaha), campeão mundial por nove vezes, arrancam na segunda e na terceira posição da grelha, respetivamente.

Na qualificação para a corrida de Moto2, o francês Johann Zarco (Kalex) garantiu a sexta ‘poule’ da época, em 13 possíveis, terminando à frente dos companheiros de equipa Alex Rins e Esteve Rabat, que completam o ‘pódio’ da qualificação.

Em Moto3, o piloto português Miguel Oliveira (KTM) vai arrancar na sexta posição, numa qualificação em que o mais rápido foi o italiano Enea Bastianini (Honda).

O ‘pódio’ da grelha de partida ficou completo pelo sul-africano Brad Binder (KTM) e o pelo líder destacado do Mundial, o britânico Danny Kent (Honda).

Miguel Oliveira é o único português que já conseguiu subir ao pódio no Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, tendo inclusive obtido duas vitórias, já este ano, na Itália e na Holanda.