O piloto espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), campeão em título de MotoGP, alcançou hoje a ‘pole position’ do Grande Prémio de São Marino, ao realizar o melhor tempo na qualificação no circuito de Misano, em Itália.

Lorenzo terá a acompanhá-lo nas primeiras posições da grelha de partida o italiano Valentino Rossi (Yamaha) e o espanhol Maverick Viñales (Suzuki), que no início do mês conquistou o seu primeiro triunfo em MotoGP ao impor-se no Grande Prémio de Inglaterra.

O líder do campeonato, o espanhol Marc Marquez (Honda) vai partir em quarto em Misano, acompanhado na segunda fila da grelha de partida pelos italianos Michele Pirro e Andrea Dovizioso, ambos da Ducati.

Lorenzo, que conquistou a 64.ᵃ ‘pole position’ da sua carreira, realizou a melhor volta em 1.31,868 minutos.

Márquez lidera o campeonato, com 210 pontos, com 50 de avanço para Valentino Rossi (160), enquanto Jorge Lorenzo é terceiro, com 146.

O Grande Prémio de São Marino ficou já marcado pela violenta queda sofrida durante os treinos livres pelo piloto italiano Andrea Iannone (Ducati), que teve de ser transportado de helicóptero para o hospital.

Logo no início da primeira sessão, Iannone protagonizou uma queda e foi obrigado a realizar exames no centro médio do recinto, que detetaram a possibilidade de ter sofrido uma microrrotura numa vértebra.