O francês Sébastien Loeb lidera o Rali da Argentina com um décimo de segundo de vantagem sobre o finlandês Mikko Hirvonen, após a primeira etapa, enquanto o português Armindo Araújo (Mini) fechou o dia na nona posição.

Naquela que é a quinta prova do Mundial, Loeb, oito vezes campeão do Mundo e líder do campeonato, e Hirvonen colocaram os dois Citroen DS3 no topo, com 33 segundos de vantagem sobre o terceiro, o espanhol Dani Sordo (Ford).

Numa manhã equilibrada, o francês e o norueguês Petter Solberg, o outro campeão do Mundo inscrito, que foi o mais rápido da única especial de quinta-feira, dividiram o domínio em cada uma das duas classificativa.

Mas à tarde tudo mudou, quando Solberg, depois de um toque numa pedra ao descrever uma curva, foi obrigado a parar no quarto troço com a frente muito danificada, perdendo a liderança e praticamente qualquer hipótese de triunfar.

Depois do fracasso em Portugal, onde Loeb também abandonou, a Ford deposita as suas esperanças em Sordo, piloto emprestado pela Mini, que honrou bem o compromisso de substituir o lesionado Jari-Matti Latvala, seguindo na terceira posição na sua primeira corrida com o Fiesta.

Para o português Armindo Araújo, nono classificado a 8.14,5 minutos de Loeb, os troços matinais também foram melhores do que os vespertinos.

«Infelizmente, na ligação para a quarta especial, partiu-se a válvula solenóide do turbo e as coisas ficaram mais difíceis. Com cerca de 90 quilómetros pela frente antes da assistência, sabíamos que perderíamos muito tempo para os nossos adversários diretos, mas não havia nada a fazer», disse o português, sublinhando, no entanto, que «há ainda muito rali pela frente e muita coisa pode acontecer».

«O nosso objetivo é pontuar e vamos continuar a lutar por isso», acrescentou o piloto de Santo Tirso, que segue na 14.ª posição do Mundial, com sete pontos.

No sábado, os pilotos enfrentam mais sete especiais de classificação, num total de 166,54 km cronometrados.