O francês Sébastien Loeb lidera o Rali da Argentina com um décimo de segundo de vantagem sobre o finlandês Mikko Hirvonen, após a primeira etapa, enquanto o português Armindo Araújo (Mini) fechou o dia na nona posição.

Naquela que é a quinta prova do Mundial, Loeb, oito vezes campeão do Mundo e líder do campeonato, e Hirvonen colocaram os dois Citroen DS3 no topo, com 33 segundos de vantagem sobre o terceiro, o espanhol Dani Sordo (Ford).

Numa manhã equilibrada, o francês e o norueguês Petter Solberg, o outro campeão do Mundo inscrito, que foi o mais rápido da única especial de quinta-feira, dividiram o domínio em cada uma das duas classificativa.

Mas à tarde tudo mudou, quando Solberg, depois de um toque numa pedra ao descrever uma curva, foi obrigado a parar no quarto troço com a frente muito danificada, perdendo a liderança e praticamente qualquer hipótese de triunfar.

Depois do fracasso em Portugal, onde Loeb também abandonou, a Ford deposita as suas esperanças em Sordo, piloto emprestado pela Mini, que honrou bem o compromisso de substituir o lesionado Jari-Matti Latvala, seguindo na terceira posição na sua primeira corrida com o Fiesta.

Para o português Armindo Araújo, nono classificado a 8.14,5 minutos de Loeb, os troços matinais também foram melhores do que os vespertinos.

«Infelizmente, na ligação para a quarta especial, partiu-se a válvula solenóide do turbo e as coisas ficaram mais difíceis. Com cerca de 90 quilómetros pela frente antes da assistência, sabíamos que perderíamos muito tempo para os nossos adversários diretos, mas não havia nada a fazer», disse o português, sublinhando, no entanto, que «há ainda muito rali pela frente e muita coisa pode acontecer».

«O nosso objetivo é pontuar e vamos continuar a lutar por isso», acrescentou o piloto de Santo Tirso, que segue na 14.ª posição do Mundial, com sete pontos.

No sábado, os pilotos enfrentam mais sete especiais de classificação, num total de 166,54 km cronometrados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.