O francês Sébastien Loeb (Citroen DS3) realizou hoje o melhor tempo da prova especial de qualificação na véspera da primeira jornada do rali da Alemanha, disputado na região de Trèves, podendo escolher o lugar na grelha de partida.

O australiano Chris Atkinson, que substitui Armindo Araújo na Team Mini Portugal, gerida pela Motorsport Itália, que dispensou o português, fechou o grupo de dez pilotos mais rápidos nesta especial.

Questionado pela agência Lusa sobre a participação de Chris Atkinson, já que não concedeu à Motorsport Italia a sua licença desportiva, Armindo Araújo recusou comentar e remeteu outras explicações para a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ou federação portuguesa (FPAK).

Na especial de hoje, e com o melhor tempo alcançado, Loeb, o campeão do mundo em título, vai poder escolher o lugar na grelha de partida para a etapa inaugural de sexta-feira, lista que ainda não foi publicada.

Loeb, que no ano passado ficou em segundo, atrás do seu compatriota, e então colega de equipa, Sébastien Ogier, encontra-se na liderança do campeonato do mundo de ralis, à frente dos Ford do finlandês Jari-Matti Latvala e do norueguês Peter Solberg.

O belga Thierry Neuville (Citroen DS3), que ambiciona subir ao pódio domingo no final de três dias de competição, fez o quinto melhor tempo.

«Thierry será perigoso domingo. Todos sabem que é muito rápido no asfalto e, ano nível do estilo de pilotagem, o percurso é comparável àquele que encontrámos na Bélgica», declarou Sébastien Loeb, oito vezes campeão mundial, entre 2004 e 2011.

Vencedor de oito edições entre 2002 e 2010, Loeb é o grande favorito à vitória também este ano.

«O meu principal adversário, serei eu próprio. É muito fácil cometer uma falta nestas ruas estreitas, e é bem possível que venha a chover. Um erro com os pneus e pode ficar tudo perdido», disse Loeb.

A primeira jornada da competição disputa-se sexta-feira ao longo de 135 quilómetros cronometrados com seis provas especiais (mais de 215 km de ligação) em Moselle.

Classificação da especial:
1. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/aussi DS3), 2:25.2 minutos.
2. Jari-Matti Latvala-Mikka Anttila (FIN/Ford Fiesta RS), 2:26.0.
3. Petter Solberg-Chris Patterson (NOR-GBR/Ford Fiesta RS), 2:26.3.
4. Mads Ostberg -Jonas Andersson (NOR-SWE/Ford Fiesta RS), 2:26.3.
5. Thierry Neuville-Nicolas Gisoul (BEL/Citröen DS3), 2:26.4.
...
10. Chris Atkinson-Stéphane Prévot (AUS/BEL/Mini), 2:28.6.