Os pilotos Miguel Barbosa, em carros, e António Maio, em motos, venceram este sábado a Baja de todo-o-terreno de Idanha-a-Nova, respetivamente, a contar para o campeonato nacional da modalidade.

Apesar de terem garantido o título nacional na etapa anterior, Miguel Barbosa e Luís Ramalho voltaram a vencer a Baja TT Idanha-a-Nova, mantendo assim a invencibilidade no campeonato.

Com uma distância de cerca de 160 quilómetros, o percurso foi percorrido duas vezes pelos pilotos, com uma paragem para assistência entre cada passagem.

A dupla Barbosa/Ramalho concluiu o percurso, que fez pela primeira vez, em 04:55,16 horas. O tempo total da BP Ultimate Vodafone Team foi de 05:11,48 horas, uma vantagem final sobre Edgar Condenso de 32,19 minutos e sobre Alexandre Franco de 39,36 minutos.

Miguel Barbosa admitiu que a prova que foi «muito difícil, sobretudo na primeira passagem, porque choveu muito de manhã e o piso ressentiu-se disso e causou bastantes dificuldades, uma vez que era mais fácil cometer erros».

«Esta vitória ficou a dever-se muito à estratégia que montámos, tanto a nível da utilização dos diferentes conjuntos de pneus como da própria afinação do carro. Conseguimos imprimir um ritmo alto desde o início e conseguimos mantê-lo até final. Foi uma vitória importante em que fizemos tudo no momento certo», sustentou Miguel Barbosa, citado pela assessoria de comunicação da prova.

Nas motos, António Maio, em Yamaha, voltou a vencer na sexta e penúltima jornada do Nacional de Todo-o-Terreno 2013 e isolou-se na liderança do campeonato, que partilhava com o atual campeão, Mário Patrão.