O piloto francês Sébastien Ogier (Volkswagen Polo) consolidou hoje a liderança do Rali da Polónia, terminando a terceira jornada com mais de um minuto de avanço para o seu companheiro, o norueguês Andreas Mikkelsen.

Ogier começou o dia com menos de um segundo de diferença para Mikkelsen, mas foi, consistentemente, aumentando a diferença durante a terceira jornada e, salvo acidente, parece estar no caminho de uma vitória confortável no domingo.

Logo na segunda etapa do dia, o francês aproveitou um erro do norueguês para acumular uma vantagem de 19 segundos, que foi aumentando à medida que as especiais decorreram, uma vez que, além da sua condução segura, beneficiou de problemas nos travões do segundo classificado.

Ogier lidera agora com 1.01,8 minutos sobre Mikkelsen, com o terceiro lugar a ser ocupado por Thierry Neuville.

Graças a uma saída de estrada de Mads Ostberg (Citroën) e ao amortecedor partido de Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo), que eram, respetivamente, terceiro e quarto, o belga da Hyundai subiu à terceira posição, a 2.20,5 minutos de Ogier.

O herói local Robert Kubica (Ford Fiesta) arrancou uma roda na 17.ª especial, quando seguia na sexta posição, e perdeu qualquer hipótese de uma boa classificação.

O português Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC) subiu à 16.ª posição geral e à quinta na categoria WRC2, que é liderada pelo piloto estónio Ott Tanak (Ford Fiesta R5).

As quatro últimas especiais do Rali da Polónia terão lugar domingo, nos arredores de Mikolajki.