O francês Sébastien Ogier (Volkswagen), que já tem o título mundial de ralis no ‘bolso’ desde setembro, encerrou este domingo da melhor forma o campeonato de 2015, ao vencer na Grã-Bretanha a 13ª e última prova da competição.

O tricampeão mundial (2013, 2014 e 2015) impôs-se também pelo terceiro ano consecutivo nas estradas de terra da região de Cardiff, batendo por 26 segundos o britânico Kris Meeke e por 36,2 segundos o norueguês Andreas Mikkelsen, ambos em Citroen, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Ogier, que se está a revelar um sucessor à altura do compatriota Sebastien Loeb, campeão mundial nove vezes consecutivas, entre 2004 e 2012, impôs-se pela oitava vez neste ano, em 13 provas, e pela 32.ª vez na carreira.

“Hoje de manhã não tinha muita vontade para competir por causa do que aconteceu [os atentados terroristas em Paris]. Mas depois pensei que deveria continuar como forma de homenagear as vítimas”, disse o piloto francês, de 31 anos.

A Volkswagen, que também já tinha assegurado título de marcas, confirmou que o regresso ao Campeonato do Mundo de ralis foi uma aposta ganha, pois a marca alemã venceu 34 das 39 provas em que participou desde a sua ‘entrada em cena’, em Monte Carlo, em 2013.

O finlandês Jari-Matti Latvala, colega de equipa de Ogier, terminou muito abaixo na classificação, depois de se ter despistado na sexta-feira e sofrido problemas técnicos no sábado, mas acabou por terminar no segundo lugar do campeonato, à frente de Mikkelsen, terceiro.