Ricardo Porém (Mini), vencedor da prova nos últimos dois anos, assumiu hoje a liderança da 30.ª edição do rali todo-o-terreno Baja Portalegre 500 após a primeira etapa, com uma curta vantagem sobre Miguel Barbosa (Mitsubishi).

Porém terminou a dia inaugural da prova, que foi preenchido com um prólogo e dois setores seletivos, com o tempo de 1:01.14,82 hora, menos 17,80 segundos que Barbosa, que procura a quarta vitória, a primeira desde 2007.

“Correu tudo bem. Foi uma primeira parte muito boa, bastante divertida. O objetivo é ganhar e fazer história com três vitórias consecutivas”, afirmou o piloto da Mini em declarações à assessoria de imprensa da prova alentejana.

Na terceira posição segue o espanhol Xavier Pons (Ford), que terminou a primeira etapa a 18,34 segundos do primeiro lugar.

Nas motos, o português António Maio, com uma Yamaha, assumiu o comando com 26,75 segundos de vantagem sobre o seu compatriota Luís Oliveira (Yamaha), segundo classificado. Sebastian Buhler (Yamaha) é terceiro a 1.24,96 minuto da liderança.

No sábado realiza-se a segunda etapa, que incluiu dois setores seletivos com um total superior a 400 quilómetros.