O ministro da Educação considerou este domingo, em Fafe, quando visitava o último troço do Rali de Portugal, que esta prova "é uma grande festa e uma grande organização".

"É uma grande festa desportiva e uma grande organização, com milhares de verdadeiros aficionados", afirmou Tiago Brandão Rodrigues, depois de ter sobrevoado de helicóptero o troço de Fafe, onde se concentravam dezenas de milhares de espetadores.

Falando aos jornalistas no final do troço, a poucas dezenas de metros do famoso salto da Lameirinha, alguns minutos antes da 'Power Stage' que encerra a prova, o ministro lembrou que se considera também "um aficionado dos ralis".

"Vivi o rali desde a minha criancice, desde a minha juventude e é fantástico ver como o nível organizativo do rali foi melhorando, ano após ano, e temos aqui um dos melhores ralis do mundial, indubitavelmente", assinalou.

Acompanhado de Raul Cunha, o autarca local, o governante deixou uma palavra especial para o famoso salto que antecede o fim da classificativa de Fafe.

"É bom estar aqui em Fafe, um local absolutamente icónico, não só para o Rali de Portugal, mas também para o Mundial de Ralis, com este salto fantástico e com alguns momentos que qualquer aficionado de todo o mundo sabe que são verdadeiramente especiais", afirmou.

O ministro salientou, por outro lado, a importância do rali para a promoção do país e para dinamização da sua economia, incluindo das localidades por onde passa a prova.

"Este é um dos momentos cimeiros do desporto nacional, pelo que representa para a nossa economia, mas também pelo que representa para o nosso desporto motorizado", declarou.