"Ele era muito extremista. A sua filosofia não era apoiada pelos sul-africanos. Por isso, acredito que não vão haver problemas com o Mundial", disse o desenhador gráfico à Agência Lusa. "Vai ser uma festa", acrescentou.

Contactado telefonicamente a partir de Lisboa, Gabi de Abreu, filho de madeirenses, disse ainda que a morte do líder de extrema-direita "não está a preocupar" os sul-africanos.

"Está tudo normal. Hoje é um dia como outro qualquer. Acho que os media fazem pior do que é", afirmou.

O criador do logótipo do Mundial 2010 acredita que "este acontecimento não vai parar o Mundial". "Estamos ansiosos que comece", disse.

Feroz partidário do apartheid, Terre'Blanche foi espancado até à morte na sua quinta, em Ventersdorp, no noroeste do país.

Sozinho na propriedade, o líder do Afrikaner Resistance Movement (AWB) estava a dormir na altura do ataque e foi encontrado pela polícia, ainda com vida, mas acabou por morrer.

Dois rapazes, de 16 e 21 anos, que trabalhavam para Terre'Blanche, foram detidos, indicou uma porta-voz da polícia, a capitã Adéle Myburgh.
Os dois terão alegadamente atacado o líder da extrema-direita sul-africana por não terem sido pagos pelo trabalho que tinham feito.

Entretanto, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, apelou no domingo aos dirigentes políticos do país para que demonstrem "responsabilidade" e "unidade" após o assassínio do líder da extrema-direita.

O AWB afirmou no domingo que vai vingar a sua morte.Por seu lado, André Thomashausen, professor de Direito Internacional Comparado na Universidade da África do Sul (UNISA), declarou à Agência Lusa que o assassínio de Terre'Blanche cria o potencial para actos terroristas da extrema-direita branca durante o Mundial de Futebol de 2010.

"Uma vez que o ANC tem permitido que o seu líder da Juventude, Julius Malema, ande a gritar slogans exortando à morte dos brancos, sem o criticar nem o calar, este incidente pode mobilizar as franjas de brancos empobrecidos pela política de acção afirmativa do Governo, e que se sentem marginalizados e sob ameaça física, a recorrer a acções que chamem a atenção do mundo durante o Mundial", disse o académico.

O Campeonato Mundial de Futebol 2010 disputa-se de 11 de Junho a 11 de Julho na África do Sul, com Portugal a disputar o Grupo G, juntamente com o Brasil, a Costa do Marfim e a Coreia do Norte.