O seleccionador português de futebol, Carlos Queiroz, mostrou hoje satisfação pelo terceiro lugar de Portugal no "ranking" da FIFA, mas disse que este deve ditar um "maior sentido de responsabilidade".

"Este lugar que é histórico no prestígio do futebol português ao nível de selecções devia-nos ditar um maior sentido de responsabilidade porque estamos a um mês do Mundial e depois existe um Europeu e outras competições", referiu o técnico ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Queiroz disse ainda que a actual posição do futebol português devia obrigar todos a sentarem-se à mesa nas "questões que unem" e esquecer aquelas que eventualmente "separam", de modo a que Portugal possa construir um lugar de prestígio neste século.

O seleccionador referiu igualmente que o terceiro lugar, atrás de Brasil e Espanha, aumenta a responsabilidade de dirigentes, treinadores, jogadores e agentes desportivos, os que contribuem para edificar o futebol português.

"Temos que saber conciliar os nossos interesses e as razões que nos unem para podermos continuar a investir, formar jogadores e formar técnicos, para que o futebol português continue a poder prestigiar o nome de Portugal", acrescentou.

A classificação, hoje divulgada pela FIFA, é a melhor de sempre na história da selecção, ultrapassando o quarto lugar, de Março de 2001, Janeiro e Fevereiro de 2002 e Março de 2010.

A subida da formação das "quinas" tem a ver com os pontos de Março de 2009, que "caíram", pois não disputou qualquer encontro, oficial ou particular, desde a publicação do último "ranking", a 31 de Março.