O versátil futebolista do Zenit S. Petersburgo - pode ser médio ofensivo ou extremo - era presença constante nas opções de Queiroz até ser vítima de sério problema no joelho direito, que o deixou praticamente um ano fora de serviço.

Regressado à competição, tem revelado novamente todas as suas qualidades, com golos e assistências decisivas, à imagem do que o celebrizou na Rússia e motivou o Zenit a pagar em 2008 30 milhões de euros pela sua contratação, um recorde no país, para substituir a estrela Andrei Arshavin.

Com a normalidade instalada, Danny, que antes de ser chamado por Queiroz recusou uma proposta para se naturalizar russo e assim representar essa selecção, surge com uma vantagem face aos demais companheiros, pois está apenas a meio da temporada, com outra frescura física, enquanto todos os outros futebolistas estão no fim de época desgastante.

Até se lesionar, Danny tinha participado em quatro desafios de Portugal, tendo sido titular nas recepções à Albânia e Suécia, ambas saldadas por empates 0-0.

O futebolista de raízes madeirenses nascido na Venezuela estreou-se na equipa das “quinas” já sob o comando de Carlos Queiroz, a 20 de Agosto de 2008, no particular 5-0 contra as Ilhas Faroe.

Danny já tinha representado a selecção sub-21, tendo inclusivamente participado nos Jogos Olímpicos Atenas2004, onde Portugal, na altura também com Cristiano Ronaldo, desiludiu e não passou a primeira fase.

Iniciou a carreira no Marítimo e foi contratado pelo Sporting (2002-2004), clube em que nunca se impôs verdadeiramente, regressando para mais uma época na Madeira.

Com os então portistas Maniche e Derlei, foi em 2005 para os russos do Dínamo de Moscovo, revelando uma adaptação fantástica que o tornam um dos jogadores mais apreciados na Rússia.

Nome: Daniel Miguel Alves Gomes "Danny".

Data de Nascimento: 07 Agosto de 1983 (26 anos).

Naturalidade: Caracas (Venezuela).

Clube: Zenit S. Petersburgo (Rússia).

Posição: Médio ofensivo.

Percurso: Marítimo (2001-2002), Sporting (2002-2004), Marítimo (empréstimo 2003-2004), Dínamo de

Moscovo, Rus (2005-2008) e Zenit S. Petersburgo, Rus (desde 2008).

Internacionalizações/golos: 8/1.

Passado no mundial (jogos): Nenhum.

Títulos mais importantes: nada a assinalar.