Os dragões e as Águias contribuem cada com seis jogadores do seu plantel para as listas de pré-convocados das selecções que vão estar presentes no Mundial deste ano, mas o FC Porto está em maioria na Selecção Nacional.

Para a selecção das quinas, são quatro os portistas: Beto, Bruno Alves, Rolando e Raul Meireles. Ao Uruguai enviam dois: Fucile e Alvaro Pereira.

 O SL Benfica só tem Fábio Coentrão na Selecção Nacional embora contribua com mais cinco atletas para quatro selecções presentes no Mundial 2010: Di María (Argentina), Maxi Pereira (Uruguai), Luísão e Ramires (Brasil) e Cardozo (Paraguai).

O Sporting dá às selecções quatro dos seus jogadores: Pedro Mendes, Miguel Veloso e Liedson para a equipa das Quinas e Matias Fernandez para a selecção do Chile.

Nacional, com o avançado Pecnick (Eslovénia), e a União de Leiria, com guarda-redes Duricic (Sérvia), ampliam para 19 o número de jogadores a actuar na I Liga portuguesa que podem estar presentes na África do Sul.

No entanto, como Carlos Queiroz para além dos 24 convocados chamou mais seis futebolistas de “reserva”, que, apesar de não integrarem o estágio podem ser chamados em caso de lesão de algum companheiro, os números podem subir para 22: o leão entra com dois – Rui Patrício e João Moutinho -, e o Benfica com Ruben Amorim.