A exclusão do jovem avançado Theo Walcott, jogador do Arsenal, é a grande novidade na lista definitiva dos 23 eleitos da selecção inglesa de futebol para o Mundial2010, na África do Sul, hoje anunciada.

“Estou muito desiludido por não estar incluído no plantel para ir à África do Sul, mas respeito totalmente a decisão de (Fabio) Capello”, afirmou Walcott, depois de a Federação Inglesa de Futebol (FA) ter divulgado a lista.

Walcott foi titular nos dois últimos particulares da formação inglesa, face a México e Japão, e tinha estado nos 23 eleitos que representaram a Inglaterra no Mundial de 2006, realizado na Alemanha.

No que respeita a outras novidades, a maior foi a inclusão do médio Gareth Barry, jogador do Manchester City, que estava em dúvida, devido a uma lesão.

Além de Walcott, preterido em relação a Aaron Lennon e Shaun Wright-Phillips, Fabio Capello excluiu, da lista inicial de 30 jogadores, Leighton Baines, Adam Johnson, Darren Bent, Scott Parker, Tom Huddlestone e Michael Dawson.

A Inglaterra integra o Grupo C da fase final, que se disputa de 11 de Junho a 11 de Julho, juntamente com Estados Unidos, Argélia e Eslovénia.

Lista definitiva dos 23 convocados de Inglaterra:

- Guarda-redes: Robert Green (West Ham), Joe Hart (Manchester City) e David James (Portsmouth).
- Defesas: Jamie Carragher (Liverpool), Glen Johnson (Liverpool), Ashley Cole (Chelsea), John Terry (Chelsea), Rio Ferdinand (Manchester United), Ledley King (Tottenham), Matthew Upson (West Ham) e Stephen Warnock (Aston Villa).
- Médios: Gareth Barry (Manchester City), Shaun Wright-Phillips (Manchester City), Michael Carrick (Manchester United), Joe Cole (Chelsea), Frank Lampard (Chelsea), Steven Gerrard (Liverpool), Aaron Lennon (Tottenham) e James Milner (Aston Villa).
- Avançados: Peter Crouch (Tottenham), Jermain Defoe (Tottenham), Emile Heskey (Aston Villa) e Wayne Rooney (Manchester United).