Foi ao som das vuvuzelas que a selecção nacional chegou na noite de sábado ao aeroporto de Lisboa. Várias dezenas de adeptos não perderam a oportunidade de se despedir dos jogadores portugueses e concentraram-se junto ao local de chegada do autocarro da selecção nacional.

A selecção portuguesa retribuiu o carinho aos adeptos com destaque para Cristiano Ronaldo que se deslocou à barreira de segurança para saudar o público presente.

Carlos Queiroz e Simão Sabrosa prestaram as últimas declarações em solo português, e aproveitaram para agradecer todo o apoio manifestado pelos adeptos.

O seleccionador Carlos Queiroz, prometeu que a selecção “fará tudo o que estiver ao seu alcance para alcançar êxitos, prestígio e honra para o país”.

“O mais importante é concentrarmo-nos no primeiro jogo [com a Costa do Marfim], depois pensarmos no segundo e podem ter a certeza que, jogo após jogo, a selecção vai fazer tudo para prestigiar o país e dar uma alegria aos adeptos portugueses”, disse Queiroz à chegada ao aeroporto da Portela, onde aguardava a comitiva portuguesa cerca de 300 adeptos.

Sob um barulho ensurdecedor, por causa das vuvuzelas, Carlos Queiroz agradeceu aos adeptos portugueses: “Vamos transportar o carinho deles nos nossos corações e vai-nos encher de coragem, inspiração e determinação para fazermos bem. Vamos dar tudo das nossas vidas para que todos os adeptos se sintam orgulhosos e se revejam na atitude e ambição que os jogadores vão pôr em cada jogo”.

Questionado se iria regressar a Portugal no dia 12 de Julho, um dia após a final do Mundial, Queiroz não descartou a hipótese:

“Vamos regressar no dia a seguir àquele em que as nossas forças e a nossa capacidade for sempre capaz de levar à frente e vencer os nossos adversários”.

Simão Sabrosa considerou que estão criadas as condições para Portugal fazer melhor do que na edição de 2006, na qual ficou em quarto lugar e prometeu trabalho e dedicação do conjunto português.

“Não vamos colocar já a meta na final, há muitos jogos para jogar, o mais importante é passar a fase de grupos e a partir daí tudo pode acontecer. “Só podemos prometer trabalho e dedicação para que no final possamos festejar todos”.