Foi uma equipa mexicana avassaladora perante uma França apática. Os golos de Hernandez (63') e Blanco (78') foram poucos depois de tanta ousadia e brilho dos mexicanos no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane.

Já no último encontro, perante a anfitriã África do Sul, a equipa comandada por Javier Aguirre mostrou-se garrida e atrevida no sector ofensivo.

Destaque, uma vez mais, para Giovani dos Santos, que esteve  muito presente. O médio do Galatasaray foi o espelho da velocidade e atitude ofensiva da equipa mexicana.

A equipa europeia teve dificuldade para suster o ímpeto do adversário, não conseguindo ameaçar a baliza do mexicano Oscar Perez.

Na segunda parte, ao minuto 63, o México conseguiu materializar o domínio sobre os gauleses. Hernandez desmarcou-se no limite do fora-de-jogo, depois fintou Lloris e encostou calmamente para a baliza vazia.

Enquanto o México “brincava” com os gauleses, Abidal entrou de carrinho sobre Barrera na grande área e o árbitro Khalil Al Ghamdi assinalou grande penalidade. Na marcação, Blanco cobrou de forma irrepreensível o castigo máximo e colocou o México a vencer por 0-2.

Com dois golos sofridos, à França restou esperar pelo final do jogo porque o descontrolo (emocional e táctico) já era muito.

Duas jornadas depois, Uruguai e México estão mais próximos de comprarem a passagem para os oitavos de final do Mundial2010. As duas equipas têm quatro pontos enquanto África do Sul e França contam apenas com um.

Na terceira jornada do Grupo A, agendada para o dia 22 de Junho, a França defronta a África do Sul, e o México joga diante do Uruguai. Ambos os encontros iniciam-se às 15 horas.