Se as hipóteses da França em passar à fase seguinte eram reduzidas no inicio do jogo, ao intervalo, são praticamente nulas. A equipa de Domenech até criou a primeira oportunidade de golo logo aos 3 minutos, com Gignac a surgir sozinho no lado esquerdo e a rematar em jeito de pé direito. O guarda-redes sul-africano, Josephs, com uma boa estirada, evitou o pior.

Mas o pior veio 17 minutos depois e não foi para os da casa. Aos 20 minutos de jogo, a África do Sul inaugurou o marcador por intermédio de Khumalo para delírio do público nas bancadas. Khumalo deu o melhor seguimento a um cruzamento na direita de Tshabalala na sequência de um canto. O guardião francês, LLoris, saiu em falso da baliza e o defesa central, ao segundo poste, só teve de empurrar para o fundo das redes.

Quando se adivinhava uma reacção da selecção francesa, vice-campeão mundial, a África do Sul quase ampliava a vantagem para 2-0 aos 25 minutos, mas o remate do avançado dos Bafana-Bafana foi ao lado.

Aos 26 minutos de jogo, Gourcuff vê o cartão vermelho directo por uma cotovelada a Sibaya.

A França jogava com menos um jogador e a moral dos sul-africanos, ainda com possibilidades de passar, aumentou exponencialmente quando Mphela, aos 36 minutos, ampliou para 2-0. Um cruzamento-remate de Tshabalala, a bola ainda sofre um desvio e sobra para Mphela que só teve que confirmar o golo.

Antes do apito final, a África do Sul ainda marcou um terceiro golo, bem anulado pelo árbitro Oscar Ruiz, por fora-de-jogo.

O sonho dos Bafana continua vivo, mercê da vantagem de dois golos sobre a França e com o México a perder com o Uruguai.