Se nos outros dois encontros que disputaram neste Mundial os ingleses não conseguiram impor o seu futebol, no jogo desta tarde, em Port Elizabeth, a equipa de Capello procurou desde cedo mostrar que queria carimbar a passagem aos oitavos-de-final com uma vitória e uma exibição mais condicente com o seu estatuto.   

Aos 14, na marcação de um livre, Lampard obrigou Handanovic à primeira defesa apertada da tarde e Rooney, pouco depois, tentou o primeiro do Mundial, mas a bola sofreu um desvio e acabou por sair pela linha final.

A Inglaterra começava a empurrar a Eslovénia para junto da sua área e aos 23’ o hoje titular Jermain Defoe antecipou-se ao defesa central Suler e bateu pela primeira vez o guarda-redes esloveno Handanovic, que podia ter feito mais para deter o remate do avançado do Tottenham.

A Inglaterra chegava finalmente à liderança do marcador e logo de seguida Handanovic voltou a vacilar, defendendo para a frente um cruzamento da direita. Na recarga, Lampard atirou pouco por cima, vendo Gerrard, poucos minutos depois, estar perto de ampliar para 2-0 por duas vezes.

Tal como acabara a primeira, a Inglaterra iniciou o segundo tempo a todo o gás. Nos primeiros cinco minutos Defoe teve duas boas ocasiões e numa delas chegou mesmo a introduzir a bola na baliza, mas o lance já estava invalidado por fora de jogo.  

Quem parece enguiçado na arte de fazer golos é Wayne Rooney. Excelente nas assistências e sempre a jogar no seu máximo, o avançado do Manchester United não conseguiu marcar e à beira dos 60’ foi o poste que lhe negou a glória. Lampard, num passe de longa distância, isolou o número 10 inglês, mas a bola esbarrou caprichosamente no poste e perdeu-se novamente o 2-0 para a Inglaterra.

Aos 67’ a Inglaterra podia ter tido um amargo de boca, quando na mesma jogada três jogadores eslovenos alvejaram a baliza de David James. Novakovic primeiro, Dedic e depois Birsa viram as suas tentativas fracassadas pela barreira inglesa mas deixaram o aviso à armada britânica.   

Até ao fim, o ritmo de jogo foi mais brando e a Inglaterra começou a proteger a preciosa vantagem trazida do primeiro tempo. A Eslovénia também não foi capaz de voltar a importunar David James e jogou com o empate que, entretanto, se verificava no EUA-Argélia. Contudo, a tragédia abateu-se sobre os eslovenos quando já em tempo de compensação os norte-americanos marcaram o golo da vitória e "roubaram" a vaga dos oitavos.