A uma jornada do fim da fase de grupos, a campeã europeia Espanha ainda não tem a passagem ao oitavos-de-final do Mundial 2010 assegurada.

Neste momento a formação orientada por Del Bosque ocupa o segundo lugar do grupo H, com os mesmos três pontos que a Suíça que se encontra no terceiro posto.
Esta sexta-feira, a selecção espanhola tem um encontro decisivo frente ao líder Chile.

Del Bosque, em conferência de imprensa, antevê um jogo muito complicado: “Espero um jogo equilibrado, difícil para as duas equipas e muito aberto”.

Em 2008 a Espanha derrotou o Chile por 3-0, no entanto o seleccionador espanhol refere que, na altura, “o resultado não reflectiu exactamente o que aconteceu em campo” e aproveitou para elogiar a selecção chilena por aquilo que tem demonstrado neste Mundial: “É uma selecção muito boa como tem demonstrado nesta competição. Tem duas armas fundamentais: a pressão e a saída para o ataque”.

A verdade é que a prestação da selecção espanhola tem estado aquém das expectativas. Del Bosque lembra que nunca se intitulou de favorito: “Nunca dissemos que éramos favoritos a nada. Este é um grupo correcto, humilde e respeitoso para com o adversário”.

O jogo Chile – Espanha está marcado para esta sexta-feira, a partir das 19h30.