"O México é uma equipa que temos de respeitar e vamos fazê-lo. Mas também temos de saber que nos temos de respeitar a nós próprios e à história", afirmou Diego Maradona, considerando que o México apurou-se para os oitavos de final "com muita luta e sacrifício".

Maradona declarou que a Argentina tem de estar preparada "para qualquer coisa" e garantiu que colocará em campo a "melhor equipa para respeitar a camisola", uma formação "de gala", porque, acentuou, "assim merecem os argentinos".

"Não nos iludimos, temos os mesmos pensamentos que tínhamos antes de vir para o Mundial. Os favoritos são os demais. Quando se encurtam os caminhos, entra a história e é aí que queremos estar e onde se vai dar a luta e estou seguro de que os meus jogadores entenderam a mensagem e sabem o que querem", acrescentou.

O treinador argentino confirmou a ausência do defesa Walter Samuel (problemas físicos) e que jogará Martin Burdisso.

"No treino de ontem (sexta feira), ele sentiu-se bem no onze que idealizei. Mas não quero arriscar nada, se não perdemos todos. Samuel é o primeiro a saber que não se pode perder nada. Se não está a 100 por cento, não lhe estamos a dar a mão que necessitam todos os seus companheiros", referiu.

Sobre as críticas que lhe foram dirigidas na qualificação, depois da derrota por 6-1 com a Bolívia, Diego Maradona disse que "não é fácil passar do nada no seu país e, após ganhar três partidas, ter de continuar a ouvir os mesmos a falarem de desastre, que é a pior selecção".

"Agora, digam que somos uma selecção excelente", disse, em clara mensagem para a imprensa argentina.

O seleccionador do México, Javier Aguirre, assumiu que a equipa "el tri" não é favorita, mas advertiu que "em 90 minutos se pode mudar o curso da história".

"Vamos tentar vencer as estatísticas. Ninguém aposta um peso pelo nosso futuro. Muitos nos dão como mortos, mas vamos ver. Nos últimos quatro mundiais, o México foi eliminado, é lógico que o povo mexicano esteja pessimista

Javier Aguirre, que pode contar com o atacante Carlos Vela, ausente no jogo com o Uruguai devido a lesão num joelho, sublinhou que o México vai tentar "quebrar a euforia da Argentina".

Há quatro anos, México e Argentina encontraram-se no Mundial de Alemanha e Aguirre rejeitou a vingança no encontro de domingo no estádio Soccer City, com início às 19:30.

"Somos duas equipas que querem passar aos quartos de final. Insisto que não somos favoritos. Vamos ver no terreno. Os meus jogadores não têm medo do sucesso e não têm complexos", disse, referindo-se a Lionel Messi: "Sim, é o melhor do Mundo, mas vamos ver se o podemos controlar, se seremos capazes".

O vencedor do jogo entre mexicanos e argentinos vai defrontar nos quartos de final o conjunto que sair da eliminatória entre a Inglaterra e a Alemanha.