Em declarações à Agência Lusa, Mourinho disse que da selecção portuguesa só fala “sobre Ronaldo e Pepe”, por serem seus jogadores no clube espanhol, e abriu uma excepção a Simão, depois do extremo luso, antes do jogo, ter comparado o Portugal-Espanha dos “oitavos” ao Inter-FC Barcelona da Liga dos Campeões da temporada passada.

“Por ser meu jogador (Ronaldo), tenho o direito de fazer o que não fiz desde o início do Mundial, um único e simples comentário: Nas minhas equipas, quando ganhamos, ganhamos todos, quando perdermos, perco eu… por isso Ronaldo pode estar tranquilo e gozar as suas férias que na próxima época não deixarei que ninguém ponha sobre ele as responsabilidades de uma equipa”, disse Mourinho.

O técnico português lembrou que os “grandes jogadores fazem a diferença porque são melhores, mas as equipas são o suporte de tudo” e defendeu que a Espanha ganhou porque foi “foi melhor”.

“Porque foi melhor? Não me compete a mim abordar esse tema, não o quero fazer. Recusei muitas ofertas para comentar o Mundial e não gosto muito de me meter onde não sou chamado”, acrescentou Mourinho.

Um dia depois de Portugal ter sido eliminado do Mundial2010, o técnico português considerou ainda que Simão Sabrosa, que esteve no lance do golo de David Villa, falhou nas funções defensivas.

“Na selecção portuguesa só falo de Ronaldo e Pepe porque são meus jogadores. Mas, como o Simão fez antes do jogo analogias entre o Inter–FC Barcelona e o Portugal-Espanha, abro uma excepção para dizer que o E’too não falhou a jogar com defesa lateral, ele sim”, concluiu.