O Brasil saiu para o intervalo a vencer com um golo apontado aos nove minutos por Robinho. Na segunda parte, o brasileiro Filipe Melo marcou na sua própria baliza e a genialidade de Kuyt e Sneijder levou a Holanda à vitória e às meias-finais do Mundial2010. Possivelmente, um dos melhores jogos deste Mundial até ao momento.

Na primeira parte, a selecção brasileira marcou dois golos mas o primeiro foi anulado por posição em fora-de-jogo. Aos 7 minutos, Robinho, isolado após passe de Daniel Alves, marcou mas o árbitro Yuichi Nishimura anulou o lance.

Mas o mesmo Robinho não voltaria a falhar dois minutos depois. Num passe fenomenal de Felipe Melo, a rasgar a defensiva holandesa, Robinho conseguiu bater Stekelenburg. A defesa da Holanda não deixou de ter culpa neste lance devido ao grande espaço que ofereceram ao jogador brasileiro do Santos.

Nos primeiros quarenta e cinco minutos, foi o Brasil a selecção com mais ocasiões de golo, tendo desperdiçado duas boas oportunidades aos minutos 24 e 30.

Na segunda parte, aos 53 minutos, Filipe Melo ajudou a Holanda a empatar o encontro, Sneijder cruzou para a grande área, e depois de um desentendimento entre Júlio César e Filipe Bastos, o defesa brasileiro desviou a bola para dentro da própria baliza.

Já com um golo oferecido, a “Laranja mecânica” abriu o seu arsenal de armas e, de bola parada, chegou ao golo que lhe deu a vantagem. Ao minuto 67, na sequencia de um pontapé de canto, Kuyt, junto ao primeiro poste, fez um pequeno desvio e, Sneijder, no "coração da área", cabeceor certeiro para o fundo das redes.

Depois do segundo golo da equipa europeia, o encontro ficou mais agressivo, com mais faltas, e Filipe Melo acabou mesmo por ser expulso com cartão vermelho directo por agressão a Robben.

Holanda derrotou a selecção com mais títulos nos Mundiais, e uma das favoritas a vencer a prova deste ano, e defrontará nas meias-finais o triunfante do encontro Uruguai – Gana.

Recorde-se que a equipa holandesa venceu todos os encontros deste Mundial2010 e já não atingia as meias-finais de um campeonato do mundo de futebol desde 1998, em França.