Franky Vercauteren chegou à conclusão que o 4x4x2 é o modelo que melhor se adapta às características dos jogadores. Embora ache que neste momento Diego Rúbio tem mais perfil de ponta de lança do que Viola, o qual é uma adaptação, esta fórmula favorece Wolfswinkel, que como já referenciámos é um marcador nato e se for bem aproveitado poderá marcar trinta golos por temporada.

Este duo logo no início do jogo criou uma oportunidade para marcar. O remate de Viola, após passe de Wolfswinkel, embateu no poste. Não foi por acaso que estes avançados estiveram nos dois golos dos Leões.

Este jogo suficiente menos valeu pelos golos, que como se sabe são o aliciante do futebol. Os golos por vezes acontecem pelo mérito e demérito. Os golos de ontem têm o mérito dos finalizadores e o demérito das defesas. Os quatro foram executados com uma finalização perfeita. Mas as defesas não ficam isentas de erros de posicionamento e de uma oposição mais eficaz.

Enalteço os golos porque pouco mais há a acrescentar em termos de futebol de ideias. Os golos do Sporting foram antecedidos por duas ótimas jogadas de bola corrida. O inicial após um excelente cruzamento de primeira de Cédric, e finalização perfeita do holandês. O segundo, surgiu após uma bela finta de Viola e um cruzamento teleguiado para Xandão marcar. Xandão a quem Vercauteren deu ordens para nos minutos finais jogar como ponta de lança. Boa opção!   

Os golos do Marítimo surgiram em lances de bola parada. Lances ensaiados? Se o foram, parabéns ao Pedro Martins. Cruzamento ao poste mais próximo no primeiro, e ao poste mais distante no segundo. Como referenciámos, foram bem trabalhados, mas muito permitidos pela defesa leonina.

Vercauteren tem muito que retificar. Já alterou o modelo. Finalmente retirou Pranjic e Labyad. Mostra que está a progredir. Mas para o futebol leonino melhorar, tem de estruturar uma eficaz evolução atacante e explicar aos defesas que devem sair a jogar. Só Cédric o faz, os restantes despacham a bola de pontapé para a frente. A defender deve corrigir o posicionamento. Terá de exigir mais velocidade ao duo do meio campo. Rinaudo quer mas não tem velocidade para impor um ritmo célere. Elias não sprinta, joga quase a passo. E necessita criar movimentações para os pontas de lança jogarem em função um do outro. Quando isto suceder temos Sporting!