A seleção nacional acabou por perder por 72-12, não conseguindo contrariar a maior capacidade dos poderosos atletas da África do Sul. "Neste caso, resultado é o menos importante. Se calhar, demos aqui o primeiro passo para criar uma seleção nacional de ‘Legends’, frisou à agência Lusa Tomaz Morais.

"É com muita emoção e imensa saudade que vivi esta partida frente a algumas das maiores lendas do râguebi mundial. E é sempre bom voltar a juntar alguns dos protagonistas que formaram uma ‘geração de ouro’ do râguebi português", sublinhou o selecionador dos ‘Lobos Legends’ e o técnico que orientou a seleção nacional no Mundial de 2007.

Tomaz Morais disse que sentiu “uma grande alegria por ver tanta gente a ver este jogo”, pois “nem nos jogos das seleções nacionais de ‘sevens’ e de quinze disputados esta temporada” tiveram tantas pessoas “a vibrar com o espetáculo”.

“Isto é muito bom para fazer ‘ressuscitar’ a modalidade", disse ainda Tomaz Morais.

Gonçalo Uva foi um dos poucos jogadores ainda no ativo que participou na partida e que testou o poderio físico dos ‘Springboks’.

"Para mim é sempre uma honra envergar a camisola da seleção nacional. Para mim foi um momento único, com as bancadas cheias para verem antigas lendas do râguebi. Foi uma bonita jornada de confraternização", vincou Gonçalo Uva, que se sagrou recentemente campeão nacional pela equipa do Direito e que integrou a já saudosa seleção lusa no Mundial de 2007.

João Correia, que também recentemente capitaneou a formação de Direito na conquista de mais um título, destacou o facto de todos terem desfrutado do jogo e da oportunidade de enfrentarem os temíveis ‘Springboks’. "E é magnífico voltar a ter esta gente toda a ver um jogo de râguebi. Não é muito vulgar".

O técnico sul-africano Ian Mcintosh foi um dos mais requisitados para dar autógrafos e tirar fotografias. E agradeceu o convite para vir jogar a Portugal com os seus ‘Springboks’. "Foi a primeira vez e estou a adorar toda esta atmosfera. O râguebi é mesmo isto, com um ambiente festivo e divertido", observou o lendário treinador, que orientou a principal seleção da África do Sul entre 1980 e 1995.

O ‘gigante’ Mark Andrews foi o único jogador do atual conjunto dos ‘Springboks Legends’ que foi campeão mundial em 1995, tendo comemorado o histórico feito com o já falecido presidente Nelson Mandela. "Foi um momento único, verdadeiramente incrível e que serviu para unir uma nação inteira", recordou o atleta, atualmente com 44 anos.

Com 102 internacionalizações na sua majestosa carreira, o lendário Percy Montgomery frisou que estava a adorar esta curta digressão a Portugal. "Juntamos o útil ao agradável. Os ‘Springboks’ fazem digressões todos os anos à Europa e a outras regiões do planeta, começou por afirmar.

"Ainda não conhecíamos Portugal e estamos muito contentes por aqui estar. Lisboa e Cascais, onde estamos hospedados, são locais muito bonitos e com gente fantástica. E depois esta atmosfera, com o relvado e as bancadas cheias de gente, é incrível", concluiu Montgomery.