A seleção portuguesa estreia-se no sábado no Rugby Europe Trophy, a segunda divisão do râguebi europeu, com uma deslocação à Suíça, numa competição em que os ‘lobos’ vão tentar regressar ao escalão principal.

Em Yverdon, Portugal vai ter pela frente a 33.ª seleção do ‘ranking’, cinco posições atrás da formação lusa, e uma equipa que vem de uma série de sete vitórias consecutivas em jogos oficiais.

“Vai ser um duelo difícil, perante um rival que atua a partir do jogo organizado, que é forte na formação ordenada, com um ‘pack’ avançado forte. Estará frio e chuva, o que vai dificultar o nosso jogo, mas estamos preparados para isso”, afirmou o selecionador nacional, Martim Aguiar, que vai somar apenas o seu segundo encontro no comando dos ‘lobos’.

Portugal venceu sempre a Suíça nas quatro vezes que as duas seleções se defrontaram.

Despromovido do Championship (primeira divisão), antigo Torneio Europeu das Nações, na última temporada, a seleção lusa começa na Suíça a tentar regressar ao principal escalão, tendo para isso que vencer o grupo à frente de equipas como Holanda, Moldávia, Polónia, Ucrânia, além dos helvéticos.

Caso consiga alcançar o primeiro lugar da prova, Portugal terá ainda que disputar um ‘play-off’ com o último classificado do Championship.

Depois do jogo em Yverdon, na segunda jornada, a seleção portuguesa recebe a Polónia, no Jamor, a 18 de fevereiro de 2017.