O árbitro cabo-verdiano de voleibol, Júlio Leite, recebeu sábado, na Ribeira Grande, as insígnias da FIVB que o acreditam como árbitro internacional de voleibol.
Júlio Leite é o primeiro árbitro de voleibol que atinge a categoria internacional e era um homem emocionado quando recebeu as insígnias da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) das mãos do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, convidado da Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV) para o efeito.
Com voz embargada pela emoção, Júlio Leite manifestou toda a sua satisfação por ter atingido esse objectivo que, conforme disse, “é apenas o primeiro passo” numa carreira promissora já que Júlio Leite quer voar alto e “chegar aos Jogos Olímpicos e aos Mundiais de Voleibol”.
Júlio Leite terminou a formação para árbitro internacional de voleibol há cerca de três anos mas só agora foi nomeado, pelo que, conforme disse à Inforpress, “a maior ansiedade foi esse tempo de espera” e é essa a justificação para as lágrimas que lhe saltaram dos olhos no momento de receber as insígnias de árbitro internacional.
Trata-se de mais um passo na internacionalização do voleibol cabo-verdiano e a direcção da FCV já está a preparar caminho para que mais um árbitro de voleibol indoor e outro de voleibol de praia possam fazer a formação para árbitros internacionais.
A entrega das insígnias ao árbitro internacional de voleibol Júlio Leite aconteceu à margem da assembleia-geral da FCV realizada este fim-de-semana na Ribeira Grande, Santo Antão.